Biografias de Tenistas e a Dupla Carreira no Esporte e na Escola

Por: André Luiz da Costa Silva e Antonio J G Soares Soares.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo aqui apresentado é abordar o tema da conciliação da carreira esportiva com a escolar a partir das biografias de atletas publicadas comercialmente. Esse estudo faz parte de um projeto maior que analisa a dupla carreira vivida pelos atletas na formação esportiva e na escolar. Realizamos as leituras das biografias de Agassi, Nadal e Guga a partir da observação: a) das experiências de formação reconstruídas nas biografias; b) dos marcos metodológicos indicados ou preconizados na construção e no tratamento das biografias reconstruídas, pelo biografado e biógrafo, para entender os processos de individuação de personagens nos seus tempos sociais. A análise das biografias se deu a partir de uma leitura seletiva que observou como se deu a construção dos projetos de vida desses atletas e como os mesmos rememoram a relação entre suas respectivas trajetórias esportivas e escolares. As biografias nos mostram que a construção de uma carreira esportiva de sucesso não é definida só pelos desejos individuais e/ou pelo potencial esportivo do atleta, o sucesso no esporte depende da construção de um projeto familiar. Os relatos biográficos desses atletas apontam para a necessidade da gestão e construção de redes sociais para administrar a carreira esportiva e a permanência na escola básica durante a formação esportiva. Todavia, todos os relatos dos tenistas revelam que, independentes dos contextos vividos, em determinado ponto da carreira no ténis, a conciliação entre o esporte e a escola passa a apresentar uma série de dificuldades a serem superadas pelos atletas e suas famílias.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.