Bola no Pé e Uma Idéia na Cabeça :a Representação Social Sobre Democracia Corinthiana

Por: Poliani Claro Guarinon.

VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Tomei como objeto de estudo para pesquisa o movimento político que se deu entre os anos de 1981 a 1958 no universo do futebol Brasileiro. Especificamente paulista, que ficou instituído no imaginário social dos futebolistas ,como sendo o fenômeno da Democracia Corinthiana. O objetivo da pesquisa é identificar quais as representações sociais constituídas sobre o fenômeno focado na pesquisa tendo como fatores de ancoragem os seguintes aspectos: são amantes da prática social futebol; são professores do curso de formação de profissionais de Educação Física de Universidade pública que tem o futebol como conteúdo de ensino; são jornalistas esportivos que
escrevem sobre futebol; e são atletas que tomaram parte diretamente na construção da
Democracia Corinthiana. No momento da pesquisa estou realizando a coleta , analise e
interpretação dos dados referentes aos atores sociais jornalistas esportivos visto que os dados dos atores professores já foram coletados .É importante salientar que não pretendo estabelecer a priori um número definido de atores sociais, pois parto do principio que diz serem válidos os dados por seus aspectos qualitativos e não quantitativos. Os dados estão sendo coletados mediante a utilização de entrevista semi-estruturada, gravada em cassete e obtida pó e-mail. A orientação teórica- metodológica está baseada nos princípios dos estudos em representações sociais e analise do discurso.

Endereço: http://cev.org.br/eventos/viii-congresso-brasileiro-historia-da-educacao-fisica-esporte-lazer-danca

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.