Send to Kindle


Resumo

O jogo do Bolão chegou no Rio Grande do Sul através dos imigrantes alemães, na segunda metade do século XIX. O bolão, popularmente conhecido como o esporte da bola de madeira foi trazido pelos imigrantes alemães: “trouxeram os alemães para o Rio Grande do Sul um jogo que não havia nestas calmas e lusitanas margens do Guaíba” (Palha, 1944, p. 32). O jogo era praticado, enquanto atividade de lazer em canchas feitas de barro, areia e até mesmo, lascas de árvores de coqueiro, seguindo diferentes regras, de acordo com a região de origem dos imigrantes alemães. A origem dos imigrantes também influenciou os nomes atribuídos ao jogo do Bolão: “sandbahn”, “dreckbahn”, “lehmbahn”, “lettenbahn”, “grundbahn”, e “stock”. De acordo Kreling (1984), o termo “stock”
foi adaptado pelos imigrantes alemães e seus descendentes em razão da dificuldade de pronunciar a palavra “estoque”. Significa o depósito em dinheiro realizado pelos apostadores, que era dado ao vencedor da disputa do jogo. O Jogo de Bolão era conhecido popularmente como “Esporte dos 9 paus”

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.