Box - Paulo Leite - Pioneiro do Judô no Maranhão

Por: .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


In http://www.judomaranhao.com.br/index2.htm

          PAULO LEITE foi o pioneiro da arte milenar chamada JUDÔ (suave caminho), quando na década de 60, mais precisamente no ano de 1966, após terminar o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará, onde iniciou a prática do JUDÔ com o Professor Antonio Lima.

Em São Luís - MA fundou a academia "JUDÔ CLUBE IRMÃOS LEITE", tendo como primeira sede um salão nos altos do antigo Banco do Maranhão, na rua da Estrela nº 175 - Praia Grande, mudando-se depois para rua Rio Branco nº 276 - Centro.

Como atleta sagrou-se campeão em vários torneios e campeonatos no estado do Ceará, no estado do Rio de Janeiro, no estado da Bahia e no estado de São Paulo. Seu principal título conquistado de forma invicta foi o importante torneio da "BUDOKAN" realizado no estado de São Paulo na década de 70.

No Maranhão promoveu a vinda da seleção Baiana de JUDÔ, evento este que lotou o Ginásio Costa Rodrigues, quando foi homenageado juntamente com o professor Lhofei Shiozawa (atual 2º vice presidente da CBJ - Confederação Brasileira de Judô), pelo também judoca da época, Cláudio Vaz dos Santos, o conhecido desportista "ALEMÃO".

Além de iniciar todos os seus irmãos na prática do JUDÔ, formou vários atletas, inclusive as primeiras mulheres judocas dentre elas sua esposa Margarida. Iniciou o JUDÔ nas escolas de São Luis, sendo pioneiro o Colégio Maristas.

Hoje seus irmãos e sobrinhos dão continuidade a formação de novos judocas. Na Academia Ação sob o comando do seu sobrinho Marco Leite e na Academia Toca do Samurái com os seus irmãos Álvaro e Olivar Leite Filho. Seus sobrinhos, Augusto e Eduardo Leite, Bernardo Junior e Leonardo Leite, Marco Leite e Olivar Leite Neto, André Leite Xavier e Adriana Leite Xavier, são alguns destaques da família, que enobrecem o JUDÔ MARANHENSE com vários títulos conquistados no Maranhão e em outros estados.

PAULO LEITE, além de ser faixa preta de JUDÔ era Engenheiro Civil, foi diretor do 1º distrito do DER-MA, diretor técnico da CODERMA-MA, diretor dos serviços de transporte do D.N.E.R. na cidade de Porto Alegre-Rio Grande do Sul, foi condecorado com a Medalha de Mérito Rodoviário, pelos serviços prestados ao DER-MA e D.N.E.R.-RGS(Condecoração concedida pelo atual Governador José Reinaldo Tavares quando era Ministro dos Transportes).

PAULO LEITE, faleceu às 23:30hs do dia 1º de março de 2003, no Hospital do Coração Dr. José Murad, sendo sepultado no Cemitério do Gavião às 11:30hs do dia 02. Era filho do Dr. Olivar da Silveira Leite, advogado de renome, já falecido, e da Sra. Marina Fernandes Araújo da Silveira Leite. Casado com a Sra. Margarida Teixeira Leite, deixou três filhos, quatro netas e um bisneto.

ÁLVARO LEITE, Geógrafo-Sanitarista, Estudante de Direito, Voluntário das Nações Unidas, 3º Dan de Judô, Ampla experiência com o ensino do Judô.

AUGUSTO LIMA DA SILVEIRA LEITE (BATATÃO), Faixa-preta, peso-pesado, Administrador de Empresas, atleta da Academia Ação, Campeão Norte-Nordeste 2001, Campeão da Copa Cidade de Fortaleza 2001, 3º lugar na Copa Brasília 2002. 2º Lugar no Campeonato Brasileiro zona 2 em 2002 e 2003. Estudante de Educação Física.

BERNARDO DE JESUS A. DA S. LEITE JÚNIOR, judoca faixa-marrom, peso médio, Estudante de Direito, atleta da Academia Ação, por diversas vezes Campeão Maranhense e do Torneio MA/PA, 3º lugar Copa Miltom Moreira, 4º da IV Copa Natal.

EDUARDO LIMA DA SILVEIRA LEITE (BATATINHA), Faixa-preta, meio-pesado, Estudante de Direito, atleta da Academia Ação, 3º lugar Norte-Nordeste 2001, Campeão da Copa Cidade de Fortaleza 2001, Campeão Maranhense 1999 a 2004. 2º Lugar no Campeonato Brasileiro zona 2 em 2002.

JOSÉ DE RIBAMAR ARAÚJO DA SILVEIRA LEITE, Bacharel em Ciências Imobiliárias e Corretor de Imóveis, Conselheiro Estadual de Esportes do Maranhão, Sócio da Imobiliária Adalberto Leite Imóveis, Faixa-Roxa de Judô, Detentor de Vários títulos estaduais e regionais entre os anos de 1983 a 1991.

MARCO LEITE, Faixa-preta 3º Dan, Técnico de diversas seleções maranhenses, detentor de títulos estaduais e regionais, Introdutor do Judô em várias escolas maranhenses, Responsável técnico da Academia Ação, Músico.

OLIVAR DA SILVEIRA LEITE FILHO, Faixa-preta 2º Dan, Engenheiro Civil e Sanitarista, Pós-graduado na Escola Nacional de Saúde Pública, ampla experiência com o ensino do Judô, atualmente dá aulas de Judô na Academia Toca do Samurai.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.