Boxe

Por: Projeto Inteligência Esportiva.
Send to Kindle


Resumo

Esporte moderno versus prática antiga violenta

É praticamente consenso nos textos que tratam da história do boxe: este esporte é originário do Egito, há mais de 3 mil anos. Narrativa considerada equivocada segundo o conceito moderno de esporte, já que este engloba apenas atividades amparadas por federações internacionais e condições que possibilitem razoável segurança aos atletas, como a utilização de luvas, protetor bucal e capacete (utilizado apenas em competições entre atletas amadores, inclusive nos próprios Jogos Olímpicos), além da divisão por peso.

Situação oposta àquelas lutas realizadas no Egito e nos antigos jogos gregos, que tinham nos Jogos Olímpicos, sua versão mais imponente. Naqueles combates, os competidores usavam apenas tiras de couro como proteção para as mãos e o vencedor, geralmente, só era definido após seu oponente estar em estado físico bastante deteriorado – inclusive não raro em óbito. Não havia limite de tempo para as disputas e muitos golpes que hoje não são válidos eram utilizados em larga escala, mesmo quando o oponente já estava caído.

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.