Breve Histórico da Educação Física e Suas Tendências Atuais a Partir da Identificação de Algumas Tendências de Ideais e Idéias de Tendências

Por: Carlos Henrique Ferreira Magalhães.

Revista da Educação Física - UEM - v.16 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Este artigo constitui-se numa reflexão a respeito da trajetória dos conhecimentos que sustentaram a formação profissional da Educação Física. Constata-se ao longo de sua história a prevalência do caráter tecnicista e empírico-analítico, com poucas reflexões realizadas em torno da prática, a não ser aquelas oriundas dos tratados anatamofisiológicos, que se tornaram hegemônicas nesta formação profissional. O formando esteve quase sempre voltado para algo prático, sem grandes preocupações com o embasamento científico do conhecimento. Não obstante, principalmente a partir do final da década de setenta do século XX, apareceram outros parâmetros, outras idéias e ideais, muito em função das idéias críticas, progressistas e socialistas que emergiram nos trabalhos teóricos da educação.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.