Resumo

A QUESTÃO DA EFICÁCIA DO ENSINO A investigação sobre o ensino, qualquer que seja o seu modo de se posicionar ou a sua orientação conceptual ou metodológica, está intrinsecamente imbuída de interesse pela melhoria das práticas de ensino e aprendizagem (82), mesmo se esse interesse não se apresenta explicitamente declarado ou perspectivado para o imediato. A eficácia do ensino será um daqueles temas que por certo há-de acompanhar os caminhos da História da Educação. A ideia da excelência na acção educativa está presente nas sucessivas fases por que tem passado a investigação sobre a eficácia do ensino (3, 20, 33, 46, 53, 84). As mudanças de fase são assinaladas pela mudança do local de focagem da questão central. Mas acontece que as questões são frequentemente recorrentes. Fases seguintes recuperam ou preservam elementos de fases anteriores. As velhas questões passam por vezes para um segundo ou terceiro plano, ou podem reaparecer reformuladas e sobretudo iluminadas por novos modos de olhar, quer dizer, novos conceitos e novas metodologias. Este facto pode sugerir a presença de um efeito de ‘moda’ na ascensão e declínio dos paradigmas de investigação.