Resumo

O presente trabalho se constitui em relatório de pesquisa, elaborado em formato de dissertação e que integra os estudos do Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede (PROEF), programa de pós-graduação stricto sensu sediado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Presidente Prudente) e com polo na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). O estudo tematizou o programa Educação com Movimento (PECM), iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que tem procurado inserir nas escolas de crianças pequenas – Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental – o trabalho pedagógico de professores de educação física por meio de um esforço interdisciplinar configurado por sua integração ao trabalho coletivo junto ao professor de atividades da rede pública. Defende-se que o trabalho integrado e interdisciplinar trata-se de uma política que visa qualificar a educação pública do Distrito Federal. Assim, o estudo procurou analisar uma experiência na escola construída à luz das orientações pedagógicas do PECM na Educação Infantil, com ênfase nas ações integradas e interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa de acordo com os princípios da pesquisa pedagógica. Os dados foram produzidos a partir de três instrumentos: a) ―questionário‖, tendo em vista a necessidade de contextualizar e traçar um diagnóstico dos professores da escola envolvidos com o PECM; b) ―grupo de formação‖, constituído por diário de campo, relatos escritos, gravação de relatos orais e imagens, o que resultou em descrições consubstanciadas das experiências coletivas dos professores no âmbito dos estudos, dos planejamentos e das ações pedagógicas no interior do PECM, c) ―observações diretas‖, ocorridas durante o acompanhamento da regência de professores em ações pedagógicas com as crianças. Os resultados se desdobram em três categorias orientadoras dos dados produzidos em articulação à literatura referenciada da Educação Física e da Educação: a) a ―formação de professores‖, condição sine qua non para o desenvolvimento do PECM, deve ser construída por meio de trabalho coletivo e que parte inicialmente em considerar o acervo de saberes que os professores já possuem em face as suas experiências na escola. Observa-se que é necessária a qualificação do espaço/tempo de formação continuada dos professores, sobretudo quanto às perspectivas e princípios pedagógicos que destaquem a interdisciplinaridade, a contextualização e a integração; b) a ―interdisciplinaridade por meio de metodologia de projetos‖ é reveladora do potencial pedagógico da inserção do professor de educação física na Educação Infantil, condicionado a um projeto genuinamente elaborado de forma coletiva e interdisciplinar, equalizando os compromissos pedagógicos – por meio do planejamento – com um tema gerador e permitindo tanto à educação física quanto ao professor de atividades explorar conhecimentos específicos de suas áreas; c) a ―literatura infantil como recurso para a interdisciplinaridade‖ é a expressão do trabalho coletivo produzido durante a pesquisa no processo de planejamento do trabalho pedagógico. Portanto, é resultado de processo criativo dos professores envolvidos no estudo, sobretudo na associação do PECM com outro projeto em vigor na SEEDF, a chamada ―Plenarinha‖. A literatura infantil contribuiu para a dimensão interdisciplinar das ações verificadas durante esta experiência, sobretudo por sua expressão de educação estética mais sensível ao contexto de crianças pequenas, embora esta não seja a única possibilidade de trabalho interdisciplinar possível no desenvolvimento do PECM. Espera-se que o estudo seja uma contribuição frente às primeiras experiências pedagógicas do PECM no âmbito da Educação Infantil, etapa da educação básica na qual a educação física é uma área ainda emergente na escola pública.

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