Brincadeiras Tradicionais na Educação Infantil

Por: Maria José Raimunda da Silva.

41 páginas. 2008 18/11/2008

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Resumo

Este trabalho de conclusão de curso resgata e verifica a importância das brincadeiras tradicionais na educação infantil e, saber quais são as principais contribuições delas no desenvolvimento global da criança, uma vez que se faz perceptível no âmbito escolar a utilização de brinquedos e brincadeiras com tecnologia de ponta e sob influência incisiva da mídia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica. O trabalho está organizado em quatro capítulos: 1º capítulo, conceituamos e discorremos sobre a criança, o brinquedo, a brincadeira e o jogo segundo inúmeros ângulos. O 2º capítulo apresenta uma breve retrospectiva história a respeito dos jogos e brincadeiras tradicionais, a formação da raiz folclórica brasileira envolvendo o negro, o índio e o português. No 3º capítulo abordamos o brinquedo cantado Serra, serra, serrador e suas variantes no Estado de São Paulo, linkando com a versão encontrada na Bahia, Estado natal da pesquisadora em questão. No 4ª capítulo apresentamos os dados coletados neste estudo. Finalmente, o capítulo das considerações finais retoma os tópicos até aqui elencados, apontando possíveis respostas aos objetivos mencionados.

Endereço: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/18682

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