Resumo

INTRODUÇÃO

Frente aos desafios enfrentados no cotidiano da prática pedagógica, o professor, no trato dos diferentes conteúdos e temas, tem sido chamado a uma reflexão acerca das abordagens e metodologias de ensino em uma perspectiva dialógica e integradora, superando visões dicotômicas e fragmentadas. Em seus escritos, Moacir Gadotti (2006) discorre sobre a “metodologia do trabalho interdisciplinar”, a qual aponta para a integração de conteúdos, a adoção de uma concepção unitária de conhecimento, a superação da dicotomia entre ensino e pesquisa e o ensinoaprendizagem sob a ótica de uma “educação permanente”. De acordo com a BNCC (2016), A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. (BRASIL, 2016, p. 171) Ainda com base nos pressupostos da BNCC (2016): "a Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos, grandezas – e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas" (p.261), é possível criar sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números. Esses sistemas contêm ideias e objetos que são fundamentais para a compreensão de fenômenos, a construção de representações significativas e argumentações consistentes nos mais variados contextos. Em consonância com os referenciais acima mencionados e a partir das observações realizadas no transcorrer da minha própria prática pedagógica, propus a realização de um projeto que possibilitasse o diálogo entre as práticas corporais e os conteúdos e temas da matemática, com o intuito de constituir estratégias metodológicas que buscam a melhoria do ensino uma vez que a interdisciplinaridade apresenta aos estudantes possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.

Arquivo