Brincando nas Férias do Sesc Curitiba: Um Relato de Experiência com Jogos Eletrônicos

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XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

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Resumo

Os jogos eletrônicos e principalmente o videogame têm ganhado um espaço significativo no jogar e brincar das crianças no século XXI, estando inserido na cultura lúdica que associa a tecnologia atual aos brinquedos e às brincadeiras tradicionais. Observando a interação das crianças com os jogos eletrônicos, a unidade do Sesc Portão em Curitiba pretende futuramente desenvolver atividades, como espaço de convivência com jogos eletrônicos de videogames. Levar os jogos de videogame para a colônia de férias teve o objetivo de possibilitar a socialização entre meninos e meninas e fornecer momentos de cooperação. Devido a este fato, o objetivo desta pesquisa vislumbrou a observação sobre as vivências e experiências dos participantes do Brincando nas Férias, com os jogos eletrônicos de videogame de movimento corporal. As atividades foram aplicadas com crianças entre 10 e 12 anos de idade, totalizando 210 participantes que vivenciaram motoramente os jogos eletrônicos. O método de trabalho foi observacional, com relatórios nos finais das atividades com videogames, durante três temporadas de colônia de férias do Brincando nas Férias do Sesc Unidade Portão em Curitiba, Paraná (Inverno de 2012, Verão e Inverno de 2013). Neste período, foram desenvolvidas atividades com jogos eletrônicos com Nintendo Wii e Xbox Kinect (ambos videogames de movimento corporal). Os jogos utilizados foram Wii Sports, Kinect Adventure, Dance Central 2, Just Dance Greatest Hits. O desenvolvimento das atividades ocorreu em forma de rodízio, 45 minutos para cada turma, com média de 30 alunos cada. Foram utilizados dois videogames, os quais foram montados em uma sala com televisão e projetor de imagem (uma para cada videogame). Dividiram-se as turmas em dois grupos, um grupo por videogame. Em cada videogame as crianças jogaram em duplas, grupos de quatro pessoas, ou até mesmo um grande grupo em jogos de dança. A investigação possibilitou observar a participação, concentração e integração total das crianças durante as atividades com o recurso do videogame. Verificou-se uma motivação para a chegada do dia dos jogos eletrônicos. Contudo, essas observações sugerem que os jogos eletrônicos de movimentação corporal são uma excelente estratégia de inclusão de atividades nas colônia de férias, e mais, é uma atividade que diverte e concentra as crianças, podendo constituir desta maneira, uma ótima possibilidade de espaço para implantação de uma sala de convivência com jogos eletrônicos.
 

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