Brincar – Adequação Social e Emocional – Desenvolvimento da Inteligência Sensorial e Motora

Por: Antônio Carlos Leão Basílio.

XV Conferência Mundial do IPA

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Resumo

Objetivos: Resgatando as brincadeiras mais comuns do ideário nacional; incentivar a criança brincar; proporcionar a melhor adaptação emocional e a mais eficiente auto - estima possível das crianças brincantes; analisar e promover o desenvolvimento da inteligência sensorial e motora visando atender o desenvolvimento das habilidades orientadas pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - P.C.N., referenciando-nos, também, nas principais brincadeiras do ideário nacional.
Material e Métodos: A estimulação é feita através de dinâmicas, jogos e brincadeiras mais comuns visando tornar conhecidas as abordagens( a função de cada brincadeira) e os ganhos em termos de desenvolvimento lingüístico, cognitivo, sócio-emocional e motor, proporcionados pelas brincadeiras infantis.
Resultado: As atividades, por serem apresentadas na forma sócio-interativa, traz resultados imediatos, uma vez que a criança aprende brincando.

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