Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do lúdico na escola dentro das aulas de educação física, principalmente no ensino dos esportes. Realizamos este artigo através de uma revisão bibliográfica. Objetivando a inserção do lúdico durante as aulas como instrumento relevante na formação de indivíduos críticos-participativos nos embasamos na proposta críticoemancipatória, que tem como objetivos primordiais o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva. Procuramos dentro desta idéia resgatar o lúdico através da cultura, onde as brincadeiras e jogos realizados fora da escola constituem um importante papel no processo-pedagógico. Com este propósito subdividimos o ensino dos esportes em três fases iniciação, intermediação e técnica, onde a iniciação é feita através de brincadeiras locais que busquem a integração e a socialização entre os alunos, a intermediação e realizada através do jogoeducativo e de discussões sobre o mesmo e a técnica é ensinada para que compreendam de forma critica o esporte em geral. Acreditamos que desta forma a criança pode se desenvolver com atividades que tenham relevância para o seu mundo, como é o caso da brincadeira, auxiliando na formação de indivíduos emancipados e com capacidade de transformação, respeitando seu desenvolvimento infantil como criança e não como um adulto em formação.