Brincar e Cuidar: a Importância da Ludicidade nas Atividades Físicas em Grupos na Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família

Por: A.m.s.b Maciel, D.m Lima, J.l Aleixo, Jô Soares e R.n Silva.

XXIX Enarel - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O “Movimente-se” é um projeto de atividade física e qualidade de vida que buscaatravés de práticas lúdicas e recreativas reduzir o sedentarismo estimulando nãosó o movimento físico, mas um movimento em todas as suas possibilidades. Oobjetivo deste relato de experiência é descrever as atividades lúdico recreativasrealizadas pelos profissionais da Residência Multiprofissional em AtençãoPrimária à Saúde (APS) e Saúde da Família no “MOVIMENTE-SE”. As atividadesda intervenção podem ser utilizadas como espelho para a execução de outrosprojetos que compartilhem da mesma proposta didático-metodológica. Traz-seainda algumas reflexões ao comparar resultados e metodologias aplicadas emoutros estudos que, igualmente, utilizaram da atividade física e do lazer comoforma de cuidado. As usuárias percebem melhora da mobilidade, aumento daautoestima, diminuição de dores osteoarticulares, ganhos na interação comoutras pessoas, por exemplo. Destaca-se, ainda, a importância do trabalhointerdisciplinar como fator fundamental, para se promover saúde, bem-estar equalidade de vida.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.