Editora . Brasil 2009. None páginas.

Sobre

“Brincar é preciso!” é um livro escrito para que pais, mães, educadores e sociedade entendam a importância do brincar e de defender (e praticar) este direito. É um guia que traz dicas valiosas sobre como utilizar ferramentas lúdicas relacionadas ao brincar (brincadeiras movimentadas e reflexivas, jogos competitivos e cooperativos, histórias, brinquedos, etc). O teor consistente e profundo do livro se torna fluente e acessível na escrita da fundadora e atual presidente da IPA Brasil (Associação pelo direito de brincar): Marilena Flores Martins.

Para a elaboração do conteúdo, a autora contou com a colaboração de especialistas em diversas áreas do brincar: Andrew J. Swan, Edilene Modesto, Fabio Lisboa, Maria Paula Barros e Henrique C. Pessoa. Assim, a autora reúne ao seu conhecimento e experiência na idealização e implantação de projetos lúdicos, diferentes métodos, conhecimentos e dados científicos, fazendo com que o embasamento teórico venha naturalmente acompanhado de sugestões práticas.
A jornada começa com “Brincar como direito” e “Brincar para que?”, apresentando dados científicos sobre a importância da defesa deste direito; navega pelo “Brincar e o desenvolvimento infantil”, abordando características das diferentes fases da criança e brincadeiras adequadas para cada etapa; o “Brincar e as relações humanas” traçando como valores essenciais (como a confiança, alegria, respeito, organização, criatividade, esperança) estão inerentes ao ato de brincar e como podemos ser agentes portadores destes valores; abarca “Espaços para brincar, brinquedos, jogos e brincadeiras”, trazendo um leque de atividades divertidas e significativas; enfim, em seus “Pontos conclusivos” Marilena Flores Martins reforça em frases concisas porque Brincar é preciso: “O desenvolvimento na infância, proporcionado pelo brincar, é para toda a vida.”
Release originalmente escrito por Fabio Lisboa em seu Blog:http://www.fabiolisboa.blogspot.com/