Resumo

O presente trabalho busca compreender as relações entre criança e membros da família, no que se refere à manifestação da brincadeira nas práticas educativas familiares de urna comunidade da periferia da cidade de São Paulo. Questões relativas à importância do brinquedo nas práticas educativas dessas famílias, os tipos de brincadeiras que fazem parte do cotidiano de suas crianças e as múltiplas relações entre educação informal, criança e brincadeira conduziram esta elaboração. Norteado pela teoria de Urie Bronfenbrenner, o estudo enfatiza o caráter relacional do desenvolvimento humano e o poder dos vários ambientes na vida de crianças. O estudo foi realizado durante o ano de 2001 na Vila Nova Esperança, sub-distrito da Vila Brasilândia, periferia da cidade de São Paulo, onde ocorreram sessões de observações e entrevistas com duas famílias de crianças pequenas que tinham filhos matriculados na creche da comunidade. Para a coleta de dados utilizou-se de registros escritos, gravador e fitas cassetes. Na análise utilizou-se a Grounded-theory, ou teoria fundamentada nos dados, possibilitando a categorização e desvelamento do fenômeno estudado. Os resultados apontam que, apesar das crianças viverem em ambientes de pouca infra-estrutura, pobreza, violência e acesso a poucos brinquedos industrializados, realizam brincadeiras variadas em seu cotidiano. Indicam o brincar como parte integrante da vida cotidiana e das práticas educativas das famílias, mostrando-se como um poderoso instrumento de interação entre os adultos e suas crianças, como também importante veículo para abrir veios de comunicação familiares.

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