Brinquedo e Industria Cultural: Sentidos e Significados Atribuídos Pelas Crianças

Por: Maurício Roberto da Silva e Mirte Adriane Varotto.

Motrivivência - v.16 - n.23 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Este artigo buscou compreender os sentidos e significados que as crianças atribuem aos brinquedos da Indústria Cultural. Mais especificamente, os provenientes da programação da televisão. No decorrer da análise, identificamos que a Indústria Cultural, tendo a televisão como seu principal veículo, possui um papel fundamental no sentido de fornecer referências que irão compor o universo lúdico das crianças. Porém, nesse processo, a criança também tem demonstrado fatores de transgressão e emancipação, na medida em que recria e resigna esses valores, atribuindo-lhes diferentes significados. Dessa forma, percebe-se uma dupla dimensão, onde, de um lado, temos o que a criança faz com o brinquedo, reproduzindo o significado explicito ou negando o significado atribuído, transformando o uso e o sentido do brinquedo. De outro lado, as características da sociedade capitalista, que faz com que as crianças consumam cada vez mais os brinquedos existentes no mercado.

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2034

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.