Integra

Introdução

O presente ensaio visa dinamizar e desenvolver as questões do dia-a-dia nas escolas para as crianças em fase de alfabetização, relacionando a importância do aprender a ler com a necessidade de brincar.

A brincadeira é uma forma privilegiada de, as crianças, vivenciarem o que vêem, escutam, observam e experimentam, e ao combinarem esses diversos conhecimentos, a qual tiveram acesso, as brincadeiras tornam-se mais interessantes.

O professor de Educação Física, em suas aulas, utilizarão os brinquedos cantados como instrumentos que visam desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e afetivas. A importância do profissional de Educação Física na alfabetização tem em facilitar o conhecimento das letras para o seu mundo através das brincadeiras, das músicas, o que permitirá que a criança desenvolva a sua criatividade de acordo com sua realidade.

O processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, portanto, não se restringe ao simples exercício de certas habilidades, mas sim de proporcionar ao aluno a refletir sobre o mundo da leitura através dos brinquedos cantados.

A alfabetização no mundo da música faz com que a criança aprenda de forma lúdica e se desenvolva integralmente ao ritmo da dança, pois é a forma mais expressiva de manifestação da alma infantil.

Um exemplo, é que a mímica e a coordenação motora associa ao canto, conscientizando na orientação espaço temporal (A canoa virou); na formação de hábitos, a criança sente a necessidade de criar hábitos de saúde e higiene pois seu organismo está em fase de desenvolvimento (Eu perdi o dó); o esquema corporal auxilia na aquisição do senso estético (Rock Pock); com músicas folclóricas a criança desenvolverá os tipos de manifestações culturais (Pézinho); com os animais o professor deverá explorar as músicas e brincadeiras levando a criança amar, respeitar e proteger os animais (Rolinha).

Métodos

Para a presente pesquisa, num primeiro momento foram observadas as aulas expositivas e aulas práticas de educação física da classe de alfabetização (C.A). Posteriormente, 05 professoras da rede municipal foram convidadas a participar de uma entrevista para averiguar os aspectos da integração interdisciplinar da disciplina educação física com as demais disciplinas da classe de alfabetização.

Foram realizadas um questionário com as seguintes perguntas, para esses profissionais:

O que você entende por Brinquedos Cantados ?

Você acha importante a utilização dos Brinquedos Cantados na alfabetização ? Por Quê ?

Como o profissional de Educação Física pode estar auxiliando, a criança, na alfabetização escolar ?

Como você, sendo um Profissional de Educação, utilizaria o Brinquedo Cantado em uma turma de alfabetização ?

Que tipos de habilidades pode se trabalhar com o Brinquedo Cantado ?

Resultados e discussão

De acordo com Ferreiro, alfabetizar é ensinar a ler. Mas encontra-se dificuldades ao entender o alcance de serviços educativos, buscando a qualidade mais conseguindo um mínimo de alfabetização, onde esses só consegue decodificar trechos breves e escreve algumas palavras sem atingir a língua escrita.

" As crianças são facilmente alfabetizáveis desde que descubram, através de contextos sociais funcionais, que a escrita é um objeto interessante que merece ser conhecido, assim como tantos outros objetos de realidade aos quais dedicam seus melhores esforços intelectuais."(Ferreiro, 2001 p. 95)

Deve preocupar-se em não regressar a concepção da alfabetização como sendo algo demasiado elementar. Ou seja, alfabetizar não é apenas para ler o que publicam mas também é ter a capacidade de dizer por escrito, ou melhor , dizer com suas próprias palavras o que não tem medo de falar em voz alta. Assim como, ela pode e deve contribuir para a compreensão, difusão e enriquecimento de nossa diversidade histórica e atual.

" Os brinquedos cantados, ciranda ou brincadeiras de roda são atividades de grande valor educativo e folclórico, sendo a expressão de uma infância saudável... é a brincadeira mais completa do ponto de vista pedagógico..." (Paiva, 2001 p.10)
Ou seja, os brinquedos cantados são uma das atividades mais aplicadas à recreação de crianças e é vista em todo o mundo.

De acordo com alguns profissionais da área de educação, podemos observar que certos professores educadores ainda encontram dificuldades em alfabetizar, pois relatam que precisam da ajuda da família. E por isso, o professor de educação física também encontra certas dificuldades, em relação a algumas atividades passadas, onde, por falta de uma boa alfabetização, as crianças não conseguem assimilar corretamente suas atividades onde utilizam as letras do alfabeto.

Como o professor de educação física tem plena consciência de que através da expressão corporal, dos jogos, das músicas e dos movimentos, o aluno desenvolverá um melhor aproveitamento em sua aprendizagem, torna-se importante utilizar os brinquedos cantados na alfabetização, satisfazendo o interesse infantil, atraindo as crianças ao mundo da fantasia e criatividade.

Desta forma e com o auxilio da família, a criança será alfabetizada de um modo mais divertido, não encontrado dificuldades em seu desenvolvimento escolar, estando sempre progredindo e não regredindo.

Formação do profissional de educação física

Para se discutir sobre a formação do Profissional de Educação Física, existem novas diretrizes curriculares específicas para graduar o profissional de Educação Física, como também existem, diretrizes curriculares para as Licenciaturas em geral, que estão sendo aplicadas na Educação Física, permitindo realizar reformas ou reajustes nas matrizes curriculares em todas as licenciaturas. Essas porem São denominadas "Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Formação De Professores Da Educação Básica, Em Nível Superior, Curso De Licenciatura, De Graduação Plena".

A formação dos profissionais de Educação Física se dá através do curso de Graduação em Educação Física, onde se aprofundará em um ou mais campos definidos da aplicação profissional, atendendo as diversas e diferentes manifestações da cultura do movimento que estão presentes na sociedade. Sendo que, para os professores atuarem na Educação Básica deverá ser realizada um curso de Licenciatura Plena, em uma estrutura e identidade própria, pois os profissionais Graduados em Educação Física são responsáveis pela atuação no ambiente social e não escolar e a formação específica para os Licenciados em Educação Física, os profissionais são formados professores para atuar na Educação Básica, ou seja, na área escolar .

Com essa divisão da Graduação e da Licenciatura, há condições legais para ofertar o curso de Educação Física voltado para a formação de técnicos esportivos, instrutores de academia, treinadores pessoais ou coletivos de atividades e exercício físico.

O professor de Educação Física hoje, dentro da escola, em seu espaço de Formação do Professor, passam ser visto não como reprodutor de conhecimento mais sim como um sujeito que pensa, constrói e desenvolve conhecimentos em sua prática cotidiana.

Conclusões

Os brinquedos cantados são de extrema importância para a formação integral da criança no mundo da alfabetização. Por causa da sua ludicidade, as crianças mostram-se interessadas e desenvolvem uma alegria expontânea e prazerosa com muito valor em sua educação.

Podemos dizer que, através dos brinquedos cantados é que a criança despertará o prazer da leitura, o poder da sua criatividade, se mobilizando de acordo com as suas realidades, sendo importante para a sua aprendizagem no processo de alfabetização, que deve e pode estar contribuindo para a compreensão, divulgação e enriquecimento de nossa diversidade cultural, histórica e atual.

Obs. Os autores Victória Conceição Simas Santos (vickvando@yahoo.com.br), Andréa Catrolle Vanderlei (Gata172@ig.com.br), Fabiana de Oliveira (kittyrj82@hotmail.com), Kátia dos Santos Costa (katiadossantoscosta@yahoo.com.br) e Michele Furtado Cortez (vickgatinharj@ig.com.br) são alunos da UNISUAM e foram orientados pela prof. Ms Ana Patrícia da Silva UERJ/UNIABEU

Referências

  • Paiva, Ivone Maria R. de. Brinquedos Cantados / Ivone Maria R. de Paiva; Rio de Janeiro, 2ª edição, Sprint, 2000;
  • Ferreiro, Emília. Com todas as Letras / emília Ferreiro; São Paulo, 10ª edição, Cortez, 2001;
  • Ministério da Educação. Parâmetros Currículares Nacionais - Educação Física. Vol 7, ed. DP&A, 1995;
  • Caparróz, Francisco Eduardo; Filho, Nelson Figueiredo de Andrade. Educação Física Escolar: política, Investigação e Intervenção - vol. 2. Vitoria: UFES, LESEF: Uberlândia. UFU, NEPECC, 2004;
  • Demo, Pedro. A Nova LDB - Ranços e Avanços. 11ª edição; Papirus Editora, 1997.