Resumo

Artigo organizado tendo como reflexão as experiências teórico-práticas provenientes do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará “Brinquedo de Saúde: ludicidade, lazer e educação popular para a produção de cidadania e saúde mental”. Objetiva investigar as práticas denominadas Brinquedos de Saúde, analisando as possibilidades e limites nas relações entre os campos do lazer, educação e cuidado, a partir das contribuições da educação popular e da animação cultural. Trata-se de uma pesquisa-ação, esforço de produção teórico-prática continuada, sistemática, realizada por meio de acompanhamento das ações de Brinquedo de Saúde desenvolvidas em espaços públicos da cidade de Belém, bem como dos processos formativos do grupo de cuidadores brincantes (professores, estudantes e artistas) envolvidos na execução do projeto, com a finalidade de sistematizar e aprimorar a prática. Os principais resultados foram: as categorias, animação cultural e educação popular, contribuem para invenção de estratégias alternativas de produção de saúde e cidadania com a população de rua a partir de experiências de construção coletiva do conhecimento; o caráter lúdico, a liberdade de escolha do conteúdo cultural e a flexibilidade do tempo de entrega que marca as experiências de lazer contribuem para o estabelecimento de uma ética-estética do encontro; o brincar facilita o estabelecimento de vínculos possibilitando uma educação libertadora; reconhece o limite da ação do projeto no que tange ao quantitativo de pessoas beneficiadas e recursos financeiros suficientes para o seu desenvolvimento. O projeto propõe Brinquedos de Saúde como fonte importante de encontros capazes de operar criticamente estratégias e modos de convívio, trabalhando afetos para liberar vida na cidade. Esta experiência aponta o encontro de saberes e práticas entre o brincar e o cuidar como disparador de possibilidades de ética-estética comprometidas em liberar vida em Belém, uma das cidades mais violentas do mundo.

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