Bullying Como Violência Sistemática Que Conduz à Estigmatização nas Escolas de Futebol

Por: André Luis Xavier Peres, Carlos Alberto Rosário Izidoro Júnior, Everton Luis Deiques, e Guilherme de Oliveira Gonçalves.

Kinesis - v.37 - 2019

Send to Kindle


Resumo


Milhares de crianças trilham o caminho da prática esportiva do futebol no Brasil. O bullying é um fenômeno presente no ambiente familiar, escolar e esportivo, inclusive em escolas esportivas de futebol, e que gera muitas consequências nocivas. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, com base em periódicos digitais. Os principais alvos de bullying nas escolinhas de futebol são os alunos com dificuldades motoras, obesidade, ou com alguma deficiência e as meninas. Conclui-se que o futebol, o professor, pais e outras pessoas participantes do processo formativo devem estar atentos para evitar a ocorrência do fenômeno bullying, buscando através da educação e do esporte contribuir com o desenvolvimento de valores, como respeito, confiança, autoestima, cooperação, valorizando o trabalho em grupo, a prática saudável e a amizade.

Endereço: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/30606

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.