Resumo

Objetivos:
Analisar a concepção dos alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID sobre o bullying nas aulas de Educação Física Escolar.

Métodos e resultados:
Os estudantes de Educação Física, através do PIBID tem adentrado no cotidiano escolar e durante esta atuação observaram alguns episódios de bullying dentro das escolas, bem como notaram que alguns estudantes se mostravam retraídos durante a aula de Educação Física, em determinados momentos não participavam, principalmente quando surgiam jogos competitivos. A partir destas constatações decidimos ampliar nosso conhecimento sobre o bullying através deste estudo, que é definido como descritivo, de natureza qualitativa. A população da pesquisa foram os estudantes do ensino médio das turmas participantes do PIBID Educação Física em uma escola da rede pública. A amostra foi constituída por 120 estudantes de ambos os sexos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aberto e a análise de dados foi à categorização. Os resultados demonstram que a maioria dos pesquisados já sofreram agressões físicas e verbais na escola, mais precisamente na sala de aula e que os tipos de agressões sofridas são físicas e verbais, inclusive com ameaças. Estes relataram sentirem-se mal com as agressões e acreditam que a culpa do bullying são dos agressores.

Conclusão:
O bullying se apresenta no cotidiano das escolas visitadas, por vezes de forma acentuada. Por isso observamos a necessidade de pesquisas sobre o bullying para assim juntamente com toda a população escolar, obtermos diferentes estratégias para evitarmos novas ações de bullying dentro da escola.