Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar o “Bullying” na Educação Física escolar em uma escola pública do ensino médio na cidade de Oliveira – Minas Gerais. Percebemos que o “Bullying” representa o uso da superioridade financeira, intelectual ou física com o intuito de prejudicar, humilhar outra pessoa. Para isso, participaram do estudo 66 alunos entre os gêneros (masculino n= 32 e feminino n= 34) com idade entre 15 a 17 anos. Os participantes responderam a um questionário a respeito da ocorrência de maus tratos durante as aulas de Educação Física. Aproximadamente 23% dos alunos já se sentiram humilhados, prejudicados e maltratados por outros jovens durante as aulas de Educação Física nesta escola, tais como: ameaças, agressão verbal durante as atividades práticas, agressão racial, boatos e intrigas e algumas vezes até mesmo exclusão destas atividades. Todavia percebemos que as aulas de “Educação Física” deveriam promover dinâmicas e atividades que visem à interação e integração dos jovens, evitando destacar em demasia as qualidades e defeitos que poderiam resultar em agressões aos demais colegas, sejam de ordem física e ou psicológicas.

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