Resumo

O bullying é compreendido universalmente como comportamentos conjuntos que englobam agressividade intencional de forma progressiva, sem motivo algum; atitudes aprovadas por um ou mais estudantes contra outro (a) infligindo dor, angústia, sofrimento. Jigoro Kano buscou aperfeiçoar métodos para aprimorar o físico e o intelecto do ser, focando na vida como viés pedagógico, e também restaurar a dignidade moral da sociedade japonesa. A partir destas informações, o objetivo do presente estudo foi verificar a ocorrência do bullying escolar, enfatizando como forma de prevenção a prática do judô. A amostra foi constituída de 49 estudantes do ensino médio, na faixa etária entre 15 e 16 anos, sendo (28) do sexo masculino e (21) do sexo feminino. Este estudo foi realizado de caráter transversal com amostra quantitativa, onde foi aplicado questionário adaptado de Nascimento (2013) para verificar os conhecimentos acerca do bullying escolar para produzir informações que viabilizem o combate à violência de qualquer natureza. Constatou-se que 70% dos meninos já praticaram o bullying em relação a 55% das meninas que disseram já ter praticado bullying. Foi verificado que 70% dos meninos já sofreram bullying e das meninas pesquisadas, 55% responderam ter sofrido este tipo de violência. Existem várias referências ao fenômeno “violência na escola”, porém pouca praticidade em relação ao bullying. Portanto, o judô dispõe de diversos benefícios e, com o aumento da concentração, têm-se ganhos nos níveis na capacidade de manter o foco e no planejamento, mas também ultrapassam as barreiras do utópico filosófico da criação da arte suave, com isso o incremento da prática diária do Judô, que engloba a disciplina, respeito e a hierarquia devem ser implantados no contexto escolar.

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