Resumo

A dissertação trata de uma abordagem das Danças Tradicionais maranhenses; Bumba-Meu-Boi, Cacuriá e Tambor de Crioula, interpretando-as a partir dos elementos cinemotores da linguagem da dança; o espaço e o tempo. Consideramos esses elementos como estruturas que irão possibilitar a criação e recriação dessas danças no contexto da educação. Refletimos sobre essas danças na condição de conhecimento que considera os gestos construídos por um determinado grupo social e que podem constituir-se numa experiência significativa para o ensino de Danças Tradicionais. Ensinando e aprendendo; experimentando novas dinâmicas, experimentando com o corpo, experimentando seu corpo no espelho do outro; enfim, vivenciando dinâmicas corporais reveladoras de si e dos outros, permitindo-se resgatar diversas formas de dançar para motivar práticas educativas significativas, capazes de ampliar a compreensão do corpo, do contexto e da própria dança. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa fundamentou-se, nos princípios da sociopoética, que nos permitiu transformar poeticamente o objeto em estudo para conhecer. Como produção de dados da realidade que contribuísse com a nossa reflexão, abordamos os elementos cinemotores das Danças Tradicionais maranhenses em oficina pedagógica, realizada com professores de Educação Física das redes estadual, municipal e particular de ensino do Estado do Maranhão, e com estudantes do curso de Educação Física da Universidade federal do Maranhão/UFMA. Na oficina, pesquisador e grupo co-pesquisador interagiram com o objeto de pesquisa; dançaram, vivenciaram gestos, e refletiram sobre as múltiplas possibilidades pedagógicas da linguagem das Danças Tradicionais Maranhenses. Considerando que o mesmo fenômeno pode ser interpretado a partir de vários referenciais e que, a abordagem multi e interreferencial contribui para a compreensão mais abrangente de cada fenômeno, desenvolvemos o pensamento complexo, criando diferentes olhares e articulando diferentes referenciais e diferentes lógicas para a compreensão do corpo como linguagem, da linguagem da dança e das possibilidades educativas do corpo que dança. 

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