Resumo

“Burnout” é resultado da exposição prolongada ao estresse laboral crônico com recuperação insuficiente.O presente estudo analisou a presença de “burnout” em uma amostra de profi ssionais de educação física da Região Metropolitana de Londrina, Paraná, Brasil. Foram reunidos para estudo 588 sujeitos (273 mulheres e 315 homens). A presença de “burnout” foi definida por intermédio da versão traduzida do Maslach Burnout Inventory. Defi niu-se “burnout” pela sobreposição de elevados escores de exaustão emocional e despersonalização e baixo escore de realização profissional. Foi também tratado os efeitos de sexo, idade e características laborais (experiência na profissão,qualificação acadêmica, área de atuação profissional, jornada de trabalho semanal, locais de trabalho e ganho financeiro) nas três dimensões de “burnout”. Os resultados indicaram a presença de “burnout” em 10,2% da amostra selecionada. Homens relataram escores de reduzida realização profi ssional de maior gravidade que mulheres. Escores equivalentes à exaustão emocional e despersonalização foram signifi cativamente mais elevados em profissionais com mais idade. Com relação às características laborais, maior experiência profissional, qualifi cação apenas na graduação, atividade no ensino básico, jornada de trabalho≥40 horas/semana, pluriemprego e menor ganho financeiro aumentaram significativamente as chances de acometimento de “burnout”. Concluindo, os presentes achados podem ser empregados para delinear programas de intervenção e implementar mudanças no ambiente de trabalho destinado a aprimorar a saúde ocupacional e o bem-estar em geral dos profi ssionais de educação física.
 

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