Busca Visual e Tomada de Decisão de Treinadores de Voleibol

Por: Guilherme Menezes Lage, Gustavo de Conti Costa, Henrique de Oliveira Castro, Isabel Maria Ribeiro Mesquita, José Afonso e .

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa objetivou a comparação da tomada de decisão de treinadores de voleibol por meio das estratégias de busca visual em função dos seus anos de experiência. A amostra constituiu-se por trinta e quatro treinadores de voleibol (n=34) com idade média de 32,5 ± 9,4 anos. Assim, configuraram-se dois grupos: principiantes (2,8 ± 1,9 anos de prática) e experientes (19 ± 7,2 anos de prática). Para avaliação do conhecimento tático relacionado aos aspectos da tomada de decisão os treinadores realizaram a análise das cenas de ataque de extremidade do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Voleibol. Os resultados relacionados às estratégias visuais na análise das cenas constataram similaridade entre os dois grupos (p>0,05), sendo que o poder do efeito variou entre pequeno e moderado para as variáveis analisadas. Neste contexto, percebeu-se que as estratégias visuais utilizadas entre os treinadores com diferentes tempos de experiência foram semelhantes.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35703

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.