Buscando Relações Entre Velocidade de Abordagem e Desempenho em Saltos Horizontais: Estudo a Partir de Atletas de Elite do Troféu Brasil de Atletismo 2003

Por: , Nélio Alfano Moura e Tania Fernandes de Paula Moura.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.13 - n.3 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O salto em distância e o salto triplo são conhecidos no atletismo como “saltos horizontais”, onde o atleta tem a finalidade de percorrer a maior distância horizontal possível, em um único salto (salto em distância) ou em uma seqüência de três saltos consecutivos (salto triplo). A velocidade de saída da tábua parece ser um fator importante na determinação dessas distâncias, e é provavelmente influenciada pela velocidade da corrida de abordagem. Os objetivos desse estudo foram: a) determinar a relação entre velocidade média de abordagem e desempenho nas provas de saltos horizontais, e b) verificar se a velocidade de abordagem difere quando comparamos saltos em distância e triplo. A amostra foi composta pelos 32 atletas das provas masculinas de saltos horizontais do Troféu Brasil de Atletismo em 2003, investigando-se o resultado oficial e a velocidade média de corrida nos 5 metros finais da abordagem. Encontrou-se valores altos de correlação entre velocidade de abordagem e desempenho nos saltos horizontais, sendo maiores no salto em distância (r = 0,72) que no salto triplo (r = 0,58). Velocidade de abordagem no salto em distância tende a ser maior que no triplo, embora a diferença não tenha sido significante, enquanto relações individuais tendem a ser menores que para o grupo, podendo em alguns casos até mesmo assumirem valores negativos.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/issue/view/54

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.