Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as expectativas dos alunos quanto a prática da Educação Física de 5a. a 8a. séries, nas escolas de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa utilizou-se de um grupo amostral de 48 informantes, filhos de funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, das escolas particulares e públicas, com a intenção de identificar o que os alunos gostariam que fosse mantido ou transformado nas aulas de Educação Física, como seriam estas ações e quais as saídas que eles proporiam para resolver os "problemas" por eles considerados como relevantes. Para esta análise, consideramos a possível influência do poder da indústria na determinação dessas expectativas, como realidade histórica. Para nossos informantes, mesmo que numa análise superficializada, a Educação Física Escolar passa por uma crise que, para eles, se justifica na inoperância dos professores quanto à sua prática pedagógica e seus possíveis alcances junto às expectativas do grupo pesquisado. Consideram também ser essa crise, sem sustentação, por não ser discutida pelas autoridades de ensino. Ao mesmo tempo, compreendem como necessário o poder que essas autoridades exercem sobre os alunos por lhes garantir um melhor desenvolvimento de suas potencialidades. Nos resultados obtidos, verificamos que a Companhia Siderúrgica Nacional, em relação aos nossos informantes, não é a única causa de suas discriminações quanto às atividades corporais. No entanto, o nível funcional de seus pais, na usina, determina em suas expectativas o tipo de atividade corporal que se permitem fazer e o melhor local para essa prática.

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