Cadeiras de Rodas Habilidades Motoras Influenciadas Pelo Controle de Tronco

Por: Abel Barbosa Araújo Gomes, Adriana Carla Costa Ribeiro Clementino, Ana Luísa Castelo Branco Gomes e Heleodório Honorato Santos.

Motriz - v.19 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia de um protocolo de treinamento para segmentar lombar Estabilização (LSS ) no controle de tronco e habilidades em gestão de cadeira de rodas (CC) em indivíduos paraplégicos . A amostra foi composta por 5 homens ( 31,2  12,9 anos) com lesão medular abaixo T6. O deslocamento total (DT) e ântero-posterior (AP ) e médio-lateral ( ML ) amplitudes do centro de pressão (COP) foram analisados ​​utilizando uma plataforma de força em duas posições de ensaio ( as mãos sobre os joelhos e os braços cruzados ) . Habilidades em cadeira de rodas foram analisados ​​pela cadeira de rodas Skills Test ( WST) , e protocolo de formação pós LSS pré . A análise estatística foi realizada com o SPSS (15,0) usando um teste de ANOVA (   0,05). Em comparação pré e pós-treinamento , houve redução significativa no TD da CP na posição sentada com as mãos sobre os joelhos (P < 0,01) e os braços cruzados sobre o peito (P < 0,01). Não houve qualquer alteração em habilidades ( como medido pelo WST ) entre o pré - e pós - treino em qualquer um dos níveis estudados . O protocolo de treinamento LSS proposto foi eficaz para melhorar controle de tronco , mas não alterou as habilidades para a gestão de cadeira de rodas em paraplégicos .

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/5858

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.