Resumo

270 {Investigação Cadência de pedalada no ciclismo: uma revisão de literatura Marcelo Ricardo Dias 1,2, Jorge R. Perrout de Lima 3 e Jefferson da Silva Novaes 1,4 1 Universidade Castelo Branco, RJ. 2 Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, MG. 3 Laboratório de Avaliação Motora da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Dias, M.; Lima, J. R.; Novaes, J. S.; Cadência de pedalada no ciclismo: uma revisão de literatura. Motricidade 3(1): 270-278 Resumo Após décadas de estudos e inúmeras discussões, ainda não há um consenso sobre a cadência ideal de pedalada no ciclismo. O presente estudo teve o objetivo de revisar, de forma sistematizada, estudos científi cos que investigaram a efi ciência mecânica através das cadências de pedalada no cilcismo. Tais experimentos demonstraram diversos fatores que poderiam ser capazes de alterar a cadência de pedalada ideal e preferida, com isso alterar a efi ciência de pedalada. O ponto conclusivo da literatura defi ne as baixas cadências de pedalada como mais econômicas e efi cientes que as altas. A cadência ideal para a maioria dos praticantes é, geralmente, mais baixa do que a cadência preferida pelos ciclistas treinados. Palavras-Chave: cadência de pedalada, economia de movimento, efi ciência mecânica e ciclismo. Data de submissão: Setembro 2006 Data de aceitação: Dezembro 2006 Abstract Pedaling Cadence in the Ciclism: A Review After decades of studies and innumerable quarrels, there is not still a consensus on the optimal pedaling rate in the cycling. The present study aimed to review systematically the scientifi c studies that investigated the mechanical effi ciency through the pedaling rates in cycling. Such experiments have demonstrated that diverse factors could be capable to modify the optimal pedaling preferred rate and pedaling effi ciency as well. The conclusive point of literature defi nes the low pedaling cadences as more economic and effi cient that the high ones. The ideal cadence for the majority of the practitioners is generally lower than the cadence preferred by the trained cyclists. Keywords: pedaling cadence, movement economy, mechanics effi ciency and cycling. motricidade3vol1111.indd 7 10-06-2007 20:45:15