Caderneta da saúde uma visão dos escolares e das gerentes das unidades de saúde

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 78 - 92

Resumo

Na atualidade, o termo “saúde” não se apresenta com uma definição objetiva, mas sim como uma estrutura conceitual dentro de um processo dinâmico. Nessa perspectiva, a promoção da saúde é uma prática social que busca uma boa qualidade de vida para a população articulando políticas públicas para esse fim. Assim, estratégias são desenvolvidas para que o indivíduo tenha acesso às informações necessárias à sua saúde e incorpore esse conhecimento, adquirindo comportamentos preventivos (MORETTI et al., 2009). Essas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos são alguns dos focos do Ministério da Saúde dentro de suas políticas públicas, objetivando uma transformação cultural do atendimento clínico para um cuidado contínuo e multiprofissional (MENDES, 2012). Todas as políticas e programas viabilizados visam implementar e qualificar a rede de saúde e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de minimizar problemas que dificultem e/ou impeçam mudanças no modelo de atenção (SILVA; SARRETA; BERTANI, 2007). Esses programas buscam auxiliar a população na busca de um estilo de vida mais saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2006; NAHAS, 2010), os hábitos de vida adotados pelas pessoas diariamente são um dos componentes mais importantes para se ter uma boa saúde. Diversas áreas da saúde evidenciam que a aquisição de conhecimentos sobre os fatores de risco auxiliam na mudança de hábitos e comportamentos, assim como o sucesso de abordagens para novos hábitos parece depender da adoção de condutas de aprendizado, em especial para ouvir referências, experiências e expectativas (NAHAS, 2010; CARVALHO, 2008).