Editora SESI-DN. Brasil 2012. 352 páginas.

Sobre

Apresentação

Com este volume completamos a “trilogia” dedicada à reflexão, intervenção e conquista de resultados frente às mudanças que impactam no uso das instalações de cultura, esporte e lazer (CEL) como um todo e, em particular, dentro das Unidades do SESI.

Ao envolver todos os 27 Departamentos Regionais (DRs), de forma gradativa, ao longo dos últimos quatro anos, o SESI buscou preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema dedicado aos espaços e instalações no campo do lazer, aqui compreendido de forma mais abrangente, como as manifestações culturais físico-esportivas, artísticas e associativas, entre outras. Embora elas fossem concebidas para atender as necessidades do SESI, esses preceitos podem, muito bem, ser aplicados às situações homólogas, tanto no setor público como na iniciativa privada.

O avanço conquistado nesse período permitiu transitar, conceitual e operacionalmente, da primeira preocupação em otimizar o uso das instalações de CEL do SESI para questões mais profundas relativas à gestão desses ambientes dedicados ao bem estar e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes. Um exemplo dessa assertiva foi a criação do Índice de Viabilidade Múltipla de Espaços / Equipamentos de CEL no SESI – IVICEL/SESI – publicado no Caderno Técnico, volume anterior, e que se tornou uma ferramentas de gestão estratégica hoje adotada por todas as Unidades do SESI, quando se trata da expansão de suas bases físicas.

Esperamos, dessa forma, ter contribuído para a qualificação dos serviços prestados à família industriária em nossas instalações de CEL espalhadas por todo país.

Renato Caporali

Diretor-Superintendente do SESI
 

Arquivo