Editora SESI DN. Brasil 2010. 330 páginas.

Sobre

Apresentação

Há mais de seis décadas o Serviço Social da Indústria - SESI vem se destacando no cenário nacional, e mesmo internacional, pela relevância dos serviços que presta nos campos da saúde, educação, lazer e, mais recentemente, da responsabilidade social.

Essa oferta de serviços visa a melhorar, mais especificamente, a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus dependentes, tendo as empresas do setor industrial como verdadeiras "âncoras" para o desenvolvimento de todo esse trabalho.

No campo do lazer em particular, aqui representado pelas mais distintas manifestações culturais, incluindo, entre outras, as físico- esportivas, as artísticas, e o convívio social, o SESI tem uma longa tradição histórica de construção de infraestrutura física, representada pelas instalações e equipamentos, além de pessoal qualificado e investimento financeiro, base fundamental para garantir a promoção continuada dessas atividades socioeducativas.

Este caderno técnico apresenta artigos, dados e depoimentos que objetivam subsidiar a gestão dos espaços de cultura, esporte e lazer do SESI, procurando otimizar o seu uso pelas indústrias e o acesso dos trabalhadores a oportunidades de bem-estar e saúde.

Dividido em duas partes, uma de predominância conceitual e outra de boas práticas, o volume reúne o conhecimento e a experiência de mais de duas dezenas de pessoas. Na primeira parte, contamos com a contribuição de alguns dos mais destacados estudiosos desse assunto no Brasil e de um convidado especial do Canadá, que, dentro de uma visão interdisciplinar, apresentam temas que vão da concepção de espaços e equipamentos de cultura, esporte e lazer às questões gerenciais desses ambientes, incluindo não só aspectos físicos e financeiros, mas, principalmente, as pessoas. Na segunda parte, técnicos do SESI de sete Departamentos Regionais (SC, MG, DF, GO, BA, CE e PA) relataram experiências bem-sucedidas que, por certo, enriquecerão ainda mais a oferta de serviços qualificados.

Ao desvendar os desafios e as possibilidades de gerenciamento eficaz dos seus espaços de cultura, esporte e lazer, o SESI pretende dar uma contribuição efetiva nesse campo, tanto interna como externamente.
Antonio Carlos Brito Maciel
Diretor Superintendente do SESI/DN

Acessar Arquivo