Cadernos de Formação Rbce - Um Novo Projeto ( Editorial)

Por: e .

Cadernos de Formação RBCE - v.1 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Este número dos Cadernos de Formação RBCE inaugura uma nova publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Associados à Revista Brasileira de Ciências do Esporte, os Cadernos se diferenciam dela e de seu formato e propósitos. Trata-se, aqui, de uma publicação serial que deve ter duas edições por ano, sempre com um conjunto de textos que se destine à prática pedagógica, na forma de análises, propostas, comentários, relatos, enfi m, tudo o que possa interessar aos professores e às professoras de Educação Física no Brasil e também em outros países da América Latina. Os Cadernos diferenciam-se da RBCE porque esta tem a preocupação de atuar para o desenvolvimento da pesquisa, especifi camente no estágio de divulgação e discussão dos produtos dela oriundos, sempre com vistas ao avanço da Educação Física/Ciências do Esporte, em várias de suas faces. Seguindo em paralelo com este esforço, os Cadernos de Formação RBCE se materializam em textos que procuram dialogar mais diretamente com o cotidiano daqueles que atuam no magistério, não apenas com seus fazeres, mas muito em função das possibilidades de re- fl exão que emergem das práticas e que sobre elas se debruçam. Portanto, os Cadernos não se preocupam em publicar material necessariamente inédito ou oriundo de pesquisas, embora seja ele, nos dois formatos, muito bem-vindo. Importante será sempre procurar, na pluralidade do nosso universo de atuação profi ssional, a melhor contribuição para a formação inicial e continuada de nossos pares. cadernos CBCE.indd 7 adernos CBCE.indd 7 5/8/2009 17:26:20 /8/2009 17:26:20 8 Cadernos de Formação RBCE, p. 7-8, set. 2009 Este primeiro número, fortemente vincado na escola, nos convida a um grande agradecimento aos Autores e Autoras que contribuíram com seus trabalhos. Os dois primeiros textos se referem aos processos de escolarização, em especial no que diz respeito ao currículo e aos lugares da Educação Física em seus processos de legitimação. Logo depois, inicia-se uma série de trabalhos que tratam do esporte como prática da Educação Física. O primeiro deles se ocupa de alguns dos possíveis lugares desse fenômeno social tão importante e discutido como tema das interven- ções pedagógicas escolares, compondo com o seguinte texto um diálogo interessante, já que este tem como polêmico tema o ensino dos esportes na educação de zero a seis anos. Os três trabalhos seguintes apresentam refl exões sobre modalidades específi cas em suas diversas radicações interpretativas e pedagógicas. Futebol, handebol e caratê são os esportes que compõem nosso primeiro número. Este Caderno se conclui com um texto sobre o cinema como tema e recurso pedagógico para a Educação Física/Ciências do Esporte, uma das ótimas possibilidades de composição, nas práticas, de uma experiência de educação estética. Fica a sensação gratifi cante de levar a lume este novo projeto, e o convite a todos e todas que desejem se somar a esta proposta de formação de nossos pares que só terá sucesso se for assumida por muitos e muitas de nós.

Alexandre Fernandez Vaz Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Ilha de Santa Catarina, junho de 2009.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/937/547

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.