Cálculo da Idade Centesimal: Uma Proposta Simples e a Sua Utilidade nos Estudos de Crescimento em Educação Física

Por: Cristina H. Silva, Eduardo Meirelles, Moacyr A. Silva e Sérgio G. Costa.

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

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Resumo

As transformações físicas ocorrem de uma forma acelerada nos primeiros anos de vida desacelerandose discretamente até a fase adulta. Por exemplo, as variações que ocorrem em um período de um ano no crescimento e desenvolvimento de uma criança de 8 anos são quantitativamente e qualificativamente diferentes do que acontece em um adolescente. Duas crianças com 12 anos podem apresentar valores de estatura e peso acentuadamente diferentes por estarem em momentos distintos em relação aos seus estágios de maturação. Esses fatos têm implicações relevantes no diagnóstico da estrutura corporal e desempenho motor em crianças. Visando atenuar as distorções que a idade cronológica apresenta e expressar de uma forma mais sensata a aptidão física de escolares, pesquisadores têm procurado utilizar a idade centesi-mal. Além disso, o uso da idade centesimal nos permite estudar satisfatoriamente o comportamento motor e a estrutura corporal dentro de uma mesma faixa etária. Diante da complexidade de algumas equações propostas anteriormente apresentamos uma equação que a nosso ver fornece uma maneira simples de avaliar a idade centesimal sem perder a sua precisão. Considerando que o símbolo se refere a coleta de dados e n ão nascimento de uma pessoa e que D é o dia, M o mês e A o ano de uma determinada data, seja do dia da coleta de dados ao do nascimento, temos que: IDADE = (365.25 . Ac-An)) + (30 437. (Mc-MnH + (Dc-Dn) 365,25
*Apoio financeiro - CNPq

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