Camisa Sem Patrocínio ou Camisa com Patrocínio? Qual a Intenção de Compra dos Torcedores dos Quatro Principais Clubes do Futebol Profissional da Cidade de São Paulo

Por: Fernando de Andrade Franco Malagrino, Geraldo Prado Guimarães Filho e Luiz Silva dos Santos.

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.5 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar se a intenção de compra de camisetas dos times preferidos dos torcedores/consumidores se altera quando tem a oportunidade de escolher entre as sem e as com as marcas dos patrocinadores. Assim, foram apresentados aos torcedores ora modelo da camisa oficial sem patrocínio e ora o modelo da camisa oficial com patrocínio para analise de preferência. De um lado estão os torcedores, em grande parte, motivados pelo desejo ou pelo hábito de adquirirem e possuírem os produtos oferecidos e ofertados por seus clubes e de outro lado esta o clube interessado em satisfazer as necessidades e os desejos desses torcedores, com a intenção de torná-los cada vez mais ativos, fieis e leais e a consumirem esses produtos (Kotler; Kartajaya & Setiawan, 2010). Assim uma das maneiras para se ativar esses torcedores/consumidores, é o marketing esportivo por meio do patrocínio. Um dos mais tradicionais formatos utilizados no Brasil é a utilização de marcas nas camisas dos atletas das mais diversas modalidades. Neste contexto o problema de pesquisa está em investigar se a presença de logotipos das empresas patrocinadoras nos uniformes, dos quatro grandes clubes de futebol do estado de São Paulo, interfere ou não em sua intenção de compra. A coleta de dados foi realizada com um questionário semiestruturado em cinco blocos, baseados em escala Likert de 7 pontos, em levantamento realizado com uma amostra aleatória simples de 120 (cento e vinte) torcedores.

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=1967

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.