Campeonatos Mundiais

Parte de Evolução Histórica da Ginástica Olímpica . páginas 133

Resumo

Embora a Ginãstica faça parte dos programas dos Jogos Olímpicos desde seu restabelecimento em Atenas, na Grécia., a partir de 1.896 o Comitê das Federações Européias de Ginástica esteve sempre ausente, em virtude da posição de seu presidente, Nicolas Cupérus, contrário a competições esportiva.s, só passando a atuar, mais efetivamente, 22 anos mais tarde.

Entretanto, seria necessário ainda cinco anos para que fosse realizado! em 1903, o I Torneio Internacional tão almejado. Nicolas Cupérus, da Bélgica, Charles Gazalet, da França, e Karel Muller, da Holanda, foram os três homens fundadores dos Campeonatos do Mundo, que até 1930 eram chamados "Torneios". Essa denominação foi modificada para "Campeonatos do Mundo", em Budapeste, em 1934.

A idéia que Nicolas Cupérus tinha da ginástica não era fundamentada sobre a concepção de um esporte olímpico internacional. Nein Hentges, de Luxemburgo, uma das grandes personalidades da história da Ginástica, escreveu sobre esse assunto nos seus artigos Noticias sobre a origem e história dos Campeonatos do Mundo de Ginástica, publicados na Revista Otympische TuTnkunst (Qlympic Gymnast, ou Gymna_stique Olympique) 1./1966; 2/1967; 371967; 4/1,967; 5/196?; 6/1967; 1/1968; 2/1968; 3/1968; 4/1968; 5/1968.

É verdade que upénis sempre tinha preconizado a abolição de qualquer tipo de competição. Por isso, não hesitou em dar seu parecer por escrito, a fim de justificar seu voto, Meu ideal será sempre o mesmo, e eu sonho cum o momento em que as competições serão supérfluas e que os girwistas se tentar .o em ganhar como prémio de seus esforços o equivalente exato em saúde, em força, em agilidade, em tenaádacie. Mas, como nenhuma Federação acreditou, até este momento, que seria mais útil trocar as competições por festas sem qualquer tipo de dtsputar eu devo me submeter à vontade da maioria e considerar os homens e as coisas como elas realmente são.

A Ginástica tornou-se, então, um esporte de competição, graças à tenacidade de Charles Gazalet, presidente da União das Sociedades de Ginástica da França, apoiado por um grande número de ginastas.

Assim se iniciou, no começo do Século XX, uma tendéncia esportiva, marcada pelo confronto entre as naçõis, limitadas de inicio a alguns pises europeus, depois aos Estados Unidos da América, e a partir de 19.52 aos demais países de todo o mundo. 

Arquivo