Editora Ministério do Esporte. None None. 224 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Este livro, que temos a grande satisfação de apresentar, é um dos resultados da 1ª Edição do Prê- mio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. Prêmio lançado em 2008 pelo Ministério do Esporte com o objetivo de incentivar, apoiar e valorizar produções científicas, tecnológicas e pedagógicas que apresentem contribuições e subsídios para a qualificação e inovação de políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social por meio de seleção, premiação e difusão de trabalhos; e contribuir com o reconhecimento da participação deste ministério, na agenda da Ciência e Tecnologia Brasileira.

A concretização deste Prêmio é muito especial para nós uma vez que marca mais uma ação desta gestão do Governo Federal, que acredita no conhecimento como um dos meios indispensá- veis à construção e implementação das políticas públicas na nossa área.

Decerto, tão importante que selecionar e premiar conhecimentos é a tarefa de disseminá-los de tal forma que não aprimorem apenas a produção científica, mas que possam contribuir direta e indiretamente para a qualificação das políticas a eles associadas e a elevação do nível cultural de nossa população. E ao tornar público obras premiadas estamos avançando um pouco mais nesta direção.

Nesse sentido, demos o primeiro passo quando artigos de todos os 27 (vinte e sete) trabalhos premiados na primeira edição deste Prêmio foram publicados na “Coletânea dos Premiados de 2008”, organizada pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, do Ministério do Esporte (SNDEL/ME) e difundida em livro impresso e on line, indexado no site deste ministério.

Agora a SNDEL/ME avança na publicação na íntegra de estudos avaliados em primeiro lugar na Categoria Regional “Dissertações, Teses e Pesquisas Independentes”, gerando oportunidade para aprofundamento nos trabalhos desses autores.

Um desses estudos, publicado no presente livro é a tese de doutorado defendida, em 2008, por Luís Vitor Castro Júnior na Pós Graduação em História Social da PUC São Paulo. Esse estudo debruça sobre os “Campos de visibilidade da Capoeira Baiana: as festas populares, as escolas de capoeira, o cinema e a arte (1955-1985)”.

Esta obra é dirigida às universidades que possuem cursos de Educação Física e outros cursos que reúnem estudiosos e pesquisadores sobre o esporte e o lazer, bem como a gestores e agentes que buscam a sua formação continuada e socialização de conhecimentos junto a programas sociais de esporte e lazer.

Esperamos que esta publicação possa mobilizar outros trabalhos acadêmicos que buscam melhorias das políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social e motivar mais autores a inscreverem seus trabalhos na 2º Edição do Prêmio Brasil de Inclusão Social, a se realizar neste ano de 2010.

Rejane Penna Rodrigues

Secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer Ministério do Esporte

Arquivo