Câncer de Mama: Revisão Narrativa Durante o Período de 2007 a 2018

Por: Abraão Luiz Colares Gualberto, Jean Augusto Sousa Tavares, Luiz Fernando Gouvêa-e-silva e Silvânia Yukiko Lins Takanashi.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.259 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A qualidade de vida relacionada com a saúde é considerada hoje, juntamente com a sobrevida livre de doença, um dos parâmetros mais importantes para analisar as consequências da abordagem terapêutica em pacientes com neoplasia mamária, tanto em âmbitos que incluem e ultrapassam as questões meramente biológicas. Objetivo: Relatar o impacto das características sociodemográficas e clínicas na qualidade de vida de pessoas com neoplasias mamárias malignas. Método: Trata-se de uma revisão de literatura. As bases eletrônicas pesquisadas foram o PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health), a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Virtual de Saude (BVS), através de descritores. A busca envolveu artigos de 2007 a 2018, com instrumentos para avaliar a qualidade de vida específicos para câncer, com a presença de informações sociodemográficas e clínicas dos pacientes. Resultados: Foram incluídos nove artigos que apresentaram como fator negativo para a qualidade de vida a realização da mastectomia, ausência da família no acompanhamento do tratamento, idade avançada da paciente, maior tempo tratamento pela quimioterapia e escolaridade baixa. Conclusão: Dentre os fatores levantados no estudo, destaca-se de forma positiva na qualidade de vida a prática de atividade física, hábitos alimentares saudáveis e o maior tempo transcorrido do diagnóstico de câncer.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1239

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.