Canoagem

Por: Projeto Inteligência Esportiva.
Send to Kindle


Resumo

Velocidade ou aventura na água

A utilização de canoas foi sempre muito frequente na história das civilizações como meio essencial de transporte, comércio e muitas vezes batalhas. Elas eram confeccionadas a partir de uma gama variada de materiais, podendo ser de alguns tipos de árvores e até de peles de animais. Seu tamanho também variava de acordo com as necessidades dos ocupantes.

Surgiu na Groenlândia – como indicam a maioria das fontes – um modelo menor de embarcação que foi chamado de kayak (caiaque). Este se diferenciava da canoa por ser mais fechado, e foi criado a fim de evitar que a água gelada do ártico chegasse ao ocupante da embarcação, já que este estava envolvido no trabalho de caça e pesca.

As atividades esportivas que existem atualmente usando destas embarcações não têm relação com funções de sobrevivência que as mesmas desempenhavam em séculos passados. Assim, as tentativas de relacionar ambas as situações não passam da criação de tradições inventadas acerca do esporte.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.