Resumo

Somos construtores da história!!!

Assim, no momento em que realizamos este nosso IV Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, ajudamos, uma vez mais, a construir a história dessas áreas. A história se faz na construção de respostas aos desafios que nos vêm sendo postos pelas práticas culturais dos seres humanos em sociedade.

E isto que pretende ser este IV Encontro Nacional: espaço para a construção de respostas aos desafios colocados pela história do Esporte, Lazer e Educação Física.

Os nossos pesquisadores têm respondido crescentemente a esses desafios pois, no I Encontro, foram apresentados 37 trabalhos; no II Encontro, este número cresceu para 49, chegando a 70 no III. Neste IV Encontro ultrapassamos a barreira dos 80 trabalhos. Ou seja, em apenas três anos duplicamos o número de estudos apresentados. Mas esse não é um dado meramente quantitativo. É preciso registrar a qualidade científica dos trabalhos que, nesse tempo, vêm se aperfeiçoando significativamente, construindo novos pressupostos teóricos e metodológicos.

A Coletânea do presente Encontro representa, pois, um indicador de linhas de pesquisa realizadas em nosso meio. Esperamos que esta publicação possa contribuir no diálogo entre estudiosos, com vistas a trabalhos coletivos e novas pesquisas históricas.

O IV Encontro Nacional dc História do Esporte, Lazer e Educação Física só foi possível pelo envolvimento de várias pessoas e instituições. O trabalho incansável da Coordenação Geral e dos membros da Comissão Organizadora são exemplos de desprendimentos pessoais e de esforços acadêmicos sem os quais não chegaríamos até aqui.

Para garantir a realização deste evento, a Escola de Educação Física da UFMG colocou à disposição deste Encontro todos os seus órgãos, profissionais e espaços. A organização do evento se desenvolveu, especialmente, no CELAR - Centro de Estudos do Lazer e da Recreação -, desta Escola.

O Programa de Apoio Integrado a Eventos - PAIE -, da UFMG, financiou parte do Encontro, numa demonstração de confiança e de incentivo a nós, pesquisadores das áreas envolvidas neste momento.

O Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto - INDESP -, do Ministério Extraordinário dos Esportes, através do seu diretor técnico, Prof. Dr. Ricardo Penna Machado, com seu apoio financeiro, tornou possível não apenas o Encontro, como também a publicação desta Coletânea.

Por tudo isso, é que reafirmamos que estamos fazendo história da Educação Física, do Esporte e do Lazer. História que encontra em todos e todas nós uma possibilidade concreta de ser (re)escrita, (re)construída e (re) vivida. Comissão Organizadora 

Arquivo