Capacidade Funcional, Composição Corporal e Condições de Saúde de Idosos Longevos

Por: Vanessa Ribeiro dos Santos.

2012 14/11/2012

Send to Kindle


Resumo

Introdução. A situação demográfica da sociedade atual revela que o aumento da expectativa de vida da população é crescente em todas as localidades mundial, com aumento mais expressivo no grupo de indivíduos com idade superior a 80 anos. O envelhecimento está associado à prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), mudanças na composição corporal e diminuição da capacidade funcional (CF). Objetivo. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre CF, composição corporal e condições de saúde de indivíduos com idade igual ou acima de 80 anos. Métodos. A amostra foi composta por 135 idosos, com 80 anos ou mais, residentes na área urbana de Presidente Prudente – SP. Foram feitas medidas antropométricas, avaliação da composição corporal pelo DEXA, análise sanguínea: colesterol total (CT) e frações (LDL e HDL), triglicérides (TG) e glicemia em jejum (GLI). A avaliação da CF foi realizada por meio dos testes de velocidade para caminhar, equilíbrio estático e força de membros inferiores presentes no questionário SABE. Os participantes também responderam ao questionário de morbidade referida resumido do Standard Health Questionnaire for Washington State (2005). As análises estatísticas foram realizadas pelo programa SPSS 17.0 e a significância estatística foi estabelecida em 5%. Resultados. Os homens com maior CF apresentaram maiores valores percentuais de massa magra (MM) (35,6%) comparados aos de menor capacidade (15,6%), p=0,026 e aqueles com maior capacidade apresentaram maiores valores de conteúdo mineral ósseo (CMO) de fêmur comparados aos de menor capacidade (p=0,001).

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/AUTX2TNCEKNHQ2GEIT7AVXC1327I6YGGEMDPMK6MN1ARXJGNL5-05334?func=full-set-set&set_number=009682&set_entry=000034&format=999

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.