Capoeira nas Aulas de Educação Física: Uma Proposta de Intervenção

Por: Flavia Dayana Noronha e Rubia-mar Nunes Pinto.

Pensar a Prática - v.7 - n.2 - 2004

Send to Kindle


Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de seqüenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/16059/9845

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.