Editora Programa Nacional de Capoeira / CIDOCA. None 1995. 100 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO 

Há algum tempo que o Esporte, valorizado como meio de Educação, ocupa lugar de destaque nas preocupações de um grande número de educadores em todo mundo e no Brasil. 

Temos uma Constituição que, dentre outras diretrizes, nos aponta a necessi-dade, o dever e a tarefa de consolidar em todos os contextos, o esporte educacional, o esporte como um dos caminhos para o homem se fazer no mundo. 

É com muita satisfação que hoje o Ministério da Educação e do Desporto, por meio da Secretaria de Desportos-SEDES MEC, divulga o resultado concreto de mais uma ação educativa desenvolvida pelos professores, mestres, dirigentes e alunos no âmbito do esporte educacional. 

Pela concepção, estrutura e desenvolvimento da competição de Capoeira nos JEBs durante esses anos, podemos notar que não se trata apenas da "prática do esporte pelo esporte", mas sim de ser o Esporte, a Capoeira, uma forma, uma estratégia, um motivo para realizarmos o processo educativo fundamentado em nossas raizes culturais, um jeito de brasileiro para uma educação também brasileira. 

MURILIO DE AVELLAR HINGEL

Ministro de Estado da Educação e do Desporto