Capoeira. Um Instrumento Psicomotor Para a Cidadania

Por: Gladson de Oliveira Silva e .

192 páginas. Phorte. 2008

Send to Kindle


Sobre a Obra

Este livro surge da vivência prática e teórica da diversidade da capoeira. O seu objetivo principal é trazer contribuições para o fazer pedagógico dos profissionais que a ela se dedicam, visto que, atualmente, a capoeira passa por um intenso processo de profissionalização. Portanto, é fundamental que o capoeirista trabalhe em prol do seu reconhecimento e da sua valorização. Capoeira: uminstrumento psicomotor para a cidadania vem exatamente nessa direção, trazendo elementos teóricos e aplicados para o desenvolvimento da capoeira em seus aspectos gerais e, mais especificamente, para seus aspectos pedagógicos. 

São feitas abordagens sobre a relação entre a capoeira e os espaços educativos (capoeira escolar), o processo educativo presente na capoeira (e como esse processo se revela nos seus principais elementos - movimentos, jogo, canto, música, bateria e roda), a importância do caráter lúdico e da utilização de materiais pedagógicos diferenciados, a relação entre a capoeira e o mundo infantil (entendendo um pouco mais o que as crianças buscam na capoeira, o que pode levá-las a desistir dela e como incentivar a sua prática). Além disso, serão propostas atividades práticas para o ensino da capoeira, baseadas em longos anos de experiência. 

Todas as atividades práticas propostas na segunda parte do livro foram aplicadas em forma de aulas ou vivências nas mais diferentes faixas etárias - crianças, jovens, adultos e idosos - e nos mais diversos contextos - universidades, escolas públicas e privadas, cursos de capacitação de professores das redes pública e privada de ensino, congressos nacionais e internacionais de capoeira e de atividade física em geral e projetos sociais em bairros de periferia.

Endereço: http://www.phorte.com.br/produto/161/livro-capoeira-instrumento-psicomotor-cidadania-320/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.