Características Antropométricas dos Idosos de Havana (cuba) e Associação do Estado Nutricional com Fatores Sócio-demográficos, Estilo de Vida, Morbidades e Hospitalização

Por: Raildo da Silva Coqueiro.

2008 17/12/2008

Send to Kindle


Resumo

Descrever as caracteristicas antropometricas e analisar a associacao do estado socio-demograficos, estilo de vida, morbidades e hospitalizacao de idosos da cidade de Havana, Cuba. Casuistica e Metodos. Trata-se de estudo transversal, populacional de base domiciliar. Foram examinados 1905 individuos (1197 mulheres; . 60 anos), entre 1999 e 2000. Os dados foram apresentados como medias e percentis para massa corporal; estatura; indice de massa corporal (IMC); perimetros da cintura, braco e panturrilha; dobra cutanea tricipital e; circunferencia muscular do braco. Diferencas foram descritas de acordo com a idade (todas as variaveis) e sexo (IMC). Foram verificadas associacoes entre IMC, sexo, idade, raca/cor, escolaridade, tabagismo, atividade fisica, hipertensao, diabetes e hospitalizacao. Resultados. Com o avanco da idade, homens e mulheres apresentaram menores valores medios das variaveis antropometricas. Os valores de IMC foram maiores nas mulheres. A prevalencia de baixo peso foi de 33,0% e a de obesidade de 29,6%. O baixo peso foi, positivamente, associado ao grupo etario e ao tabagismo e, negativamente, associado a hipertensao e diabetes. A obesidade foi, positivamente, associada ao sexo masculino e hipertensao e, egativamente, associada ao grupo etario e tabagismo. Conclusoes. Com o aumento da idade, ocorrem perda de massa muscular e reducao da massa gorda, mais acentuadas nas mulheres. A coexistencia na prevalencia de baixo peso e obesidade evidencia o estado nutricional vulneravel dos idosos. O avanco da idade, tabagismo, sexo e hipertensao sao fatores associados ao estado nutricional.

Endereço: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92058

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.