Características Antropométricas, Morfológicas e do Somatotipo de Atletas Voleibolistas da Seleção Brasileira Masculino: Estudo Descritivo de 11 Anos (1995-2005).

Por: Antonio Carlos Dourado, Cândido Simões Pires Neto, Diego Augusto Santos Silva, , Filomena S. Vieira, Jefferson Del Fraro, Luiz Claudio Reeberg Stanganelli, Marcos Augusto Rocha, Percy Oncken e Yara Lucy Fidelix.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar, no período de 11 anos, as características antropométricas e morfológicas de atletas da seleção brasileira masculina de voleibol. A amostra foi composta por 92 atletas convocados entre os anos de 1995 a 2005. Foram coletadas medidas antropométricas e estimados valores de composição corporal e componentes do somatotipo. Para a análise dos dados usou-se a estatística descritiva, a ANOVA one-way e Bonferroni, com significância de p<0,05. Ao longo dos 11 anos, houve aumento significativo nos perímetros do braço contraído, no diâmetro do úmero e na massa livre de gordura. Além disso, a espessura de pregas cutâneas e o percentual de gordura tenderam a diminuir. Estatura elevada foi uma característica presente ultrapassando na média 1.97 m. O somatotipo dos atletas da Seleção Brasileira modificou-se ao longo dos anos. As configurações mais presentes nos atletas foram a ectomorfismos e mesomorfismo. Conclui-se que, ao longo dos 11 anos, os atletas selecionados apresentaram um aumento da massa muscular, diminuição na espessura das pregas cutâneas e no percentual de gordura. As classificações antropométricas mais frequentes foram: Mesomorfo-ectomorfo durante cinco anos, seguida da classificação meso-ectomorfo com três anos. Sugerindo que nas convocações dos atletas, a estatura elevada e o baixo componente de gordura corporal foram considerados.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2013v15n2p184

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.