Características do Comportamento de Peso, Altura, Dobras Cutâneas e Maturação Sexual de Escolares no Município de Florianópolis em Dois Níveis Sócio-econômicos Distintos.

Por: Osni Jacó da Silva.

183 páginas. 1990 14/08/1990

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência do fator sócio-econômico sobre determinadas características antropométricas, relacionadas com o crescimento e a maturação sexual, em escolares de 07 a 14 anos. Foram estudadas 960 crianças, metade delas foi selecionada aleatoriamente em uma escola particular na região central da cidade de Florianópolis e a outra metade, em duas escolas da rede municipal localizadas em uma mesma região periférica da cidade. Foram analisados peso, altura, dobras cutâneas (tríceps, sub-escapular e medial da perna) e os níveis de maturação sexual através da pilificação pubiana. A análise dos resultados evidenciou que o fator sócio-econômico representa um impacto significativo para as variáveis de peso, altura e dobras cutâneas. Entretanto, no aspecto da maturação sexual não foi evidenciada uma diferença significativa uniforme a favor de um dos dois grupos. Concluímos então que, provavelmente, as diferenças sócio-econômicas nestes grupos não foram suficientes para afetar a maturação sexual.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1879&listaDetalhes%5B%5D=1879&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.