Características da Iniciação Esportiva em Atletismo na Região Metropolitana de São Paulo na Opinião de Treinadores Responsáveis Por Seu Desenvolvimento

Por: C. N. S. Lima, E. V. M. E. Silva e .

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa muito importante na vida dos indivíduos que a procuram. No atletismo, esta etapa deve auxiliar o desenvolvimento da criança por meio da vivência do conjunto de provas da modalidade, que por si só envolvem diversas habilidades motoras. Muito se tem discutido, no Brasil, sobre a qualidade do trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes que buscam a modalidade, bem como da formação, atuação e valorização dos profissionais responsáveis por esta etapa. Este estudo teve como objetivo verificar os objetivos, as características e o reconhecimento existente ao trabalho desenvolvido por treinadores responsáveis pela formação de atletas na região metropolitana de São Paulo. Para isto realizou-se uma pesquisa descritiva baseada na aplicação de um questionário elaborado pelos próprios autores, composto por questões fechadas e abertas, que buscava, centralmente, as seguintes informações: finalidades do processo de treinamento, provas enfatizadas e metodologias de ensino empregadas na iniciação à modalidade, critérios para o direcionamento às diferentes provas da modalidade e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos treinadores. A amostra foi composta por 15 profissionais responsáveis pela iniciação esportiva em atletismo, atuantes na Região Metropolitana de São Paulo, que se disponibilizaram a participar do estudo por meio de assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os principais resultados obtidos demonstraram que os principais objetivos expressos pelos treinadores para a iniciação esportiva em atletismo foram: a formação de cidadãos e a preparação de atletas para o alto rendimento. Basicamente, todos os grupos de provas do atletismo são desenvolvidos durante esta etapa, com exceção da marcha atlética. As estratégias utilizadas para o ensino são, principalmente, as minicompetições, brincadeiras, jogos e exercícios técnicos. Os principais critérios para o direcionamento às diferentes provas do atletismo são: o nível de aprendizagem técnica, a maturação do praticante e os resultados obtidos em competições. Os treinadores acreditam, em sua maioria, que seu trabalho é parcialmente reconhecido. De forma geral, percebe-se que os discursos dos treinadores, a respeito do trabalho que desenvolvem, estão relativamente afinados com o que se entende como adequado de acordo com a literatura investigada. Estudos que verifiquem, efetivamente, o trabalho desenvolvido pelos treinadores responsáveis pela iniciação ao atletismo, são necessários para que se ateste esta situação.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.