Características do Processo de Acompanhamento In Loco das Atividades do Programa Segundo Tempo no Brasil

Por: Hélcio Rossi Gonçalves, Katiane Rodrigues Lourenço, Larissa Bobroff Daros, Lígia a Pereira Gonçalves e Luiz C Reeberg Stanganelli.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O projeto de extensão “Aprimoramento e acompanhamento gerencial e pedagógico do Programa Segundo Tempo (PST) no Brasil” desenvolvido pela parceria UFRGS/UEM/UEL e o Ministério do Esporte tem entre os seus objetivos acompanhar “in loco” os núcleos de esporte educacional onde programa é realizado. Para tal, foi criada uma rede de Equipes Colaboradoras (EC) com 120 docentes (Doutores 28%; Mestres 39%; Especialistas 22% e Graduados 11%) vinculados a 40 instituições de ensino superior. As ECs foram organizadas de acordo com a demanda de cada região do país e todos os parceiros foram visitados pelo menos duas vezes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as características do processo de acompanhamento administrativo e pedagógico do PST entre os anos de 2011 e 2015. Neste período foram visitados 533 parceiros, perfazendo o total de 5083 núcleos. Considerando que cada núcleo desenvolve atividades com 100 crianças e jovens, foram observados aproximadamente 508.300 beneficiados. As informações foram coletadas por meio da aplicação de instrumento de avaliação e inseridas em sistema informatizado para a posterior análise. De acordo com os critérios estabelecidos, um relatório consolidado foi emitido para cada visita identificando as potencialidades e fragilidades na execução das ações do PST quanto a aderência à proposta pedagógica, ao atendimento às diretrizes do programa e a monitoração das metas estabelecidas. Na sequência, o Ministério do Esporte emitia um ofício à cada parceiro, solicitando providências quantos aos pontos críticos apontados como essenciais para o funcionamento do PST e também enaltecendo as ações executadas de acordo com o pactuado.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.